Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

5 a 10 de junho – 6 dias / 5 noites 


A Chapada Trekking criou um roteiro especial que irá te levar a um dos lugares mais peculiares do mundo: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, em seus 155 mil hectares, o Parque abriga diversos e frágeis ecossistemas como restinga, manguezal e o maior campo de dunas do Brasil. Embarque conosco em mais uma aventura inesquecível. Nesse roteiro você terá toda a estrutura, segurança e experiência da Chapada Trekking – Montanhismo. 


Visão geral do roteiro: 

Origem: São Luis do Maranhão 
Destino final: São Luis do Maranhão 
Duração: 6 dias / 5 noites 
Incluso: Transporte privado, guia especializado, alimentação* e hospedagens. 

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA:

1º dia: São Luis, Barreirinhas, Vassouras, Atins, Canto de Atins 

A nossa aventura iniciará na capital do Maranhão: São Luis. Partiremos de um hotel da cidade (consultar) às 7:30 da manhã até a cidade de Barreirinhas, que é o principal ponto de partida para os Lençóis Maranhenses. Essa viagem dura cerca de 5 horas e será feita em transporte privado. Em Barreirinhas faremos uma breve parada para almoço antes de partirmos de voadeira (lancha rápida) pelo Rio Preguiças. Rio abaixo já é possível sentir o clima tropical do Maranhão. Antes de chegarmos ao destino final do nosso dia, faremos uma parada em Vassouras, uma ponta dos “Pequenos Lençóis”,  para um banho refrescante no Rio Preguiças. Depois dessa pausa, ainda de voadeira, partimos até o povoado de Atins, onde um carro 4x4 estará nos aguardando para nos levar até o Canto de Atins – destino final desse dia.  

Pernoite: Em casa de nativos (rede) 
Alimentação inclusa: almoço – Jantar não incluso (em restaurante).  

2º dia :Canto de Atins, Bonzinho, Baixa Grande 

Esse é o dia no qual adentramos de fato nos Lençóis Maranhenses! Como em todo o percurso teremos muito sol, o horário de saída será sempre antes de o dia clarear. Assim, aproveitamos ao máximo o sol agradável da manhã. Neste dia, saímos às 5:00h e vamos à beira mar de 4x4 até um pouso de pescadores chamado Bonzinho. Lá iremos preparar um café da manhã leve e saudável, e iniciaremos a nossa caminhada.  Logo avistaremos as primeiras lagoas, e nos afastamos cada vez mais de qualquer sinal de civilização. Caminharemos cerca de 6 horas pelas dunas, aproveitando os banhos 
nas lagoas de água doce e cristalina. Faremos um lanche durante o percurso e chegaremos ao nosso destino - A Baixa Grande – por volta das 14h*.  

*O horário de chegada pode variar de acordo com o ritmo de caminhada do grupo. 

Pernoite: em casa de nativos (rede) 
Alimentação: café da manhã, almoço e café da noite (ceia)
Distância aproximada: 16 Km.
Dificuldade :Difícil


3º dia: Baixa Grande, Queimada dos Britos  

Acordaremos bem cedinho (ainda na madrugada) e após um rápido desjejum partiremos Lençóis adentro. Neste dia teremos mais uma oportunidade de desfrutar desse lugar tão único e exuberante. Um dia cheio de novidades, cercado de paisagens grandiosas e banhos maravilhosos nas águas limpas e frescas dos Lençóis Maranhenses. As surpresas por trás das dunas e a sensação de mobilidade que o sistema nos apresenta são indescritíveis. A dança dos ventos e o volume das águas fazem com que os Lençóis se reconfigurem de tempos em tempos, e a experiência do nosso guia local nos permite atravessá-los em total segurança. Chegaremos à Queimada dos Britos no início da tarde, almoçaremos a comida maravilhosa da Dona Maria e teremos um descanso merecido à sombra do imenso cajueiro que reside em seu 
quintal. Nesse pequeno oásis, ao cair da tarde poderemos visitar as lagoas próximas e aproveitar um pôr-do-sol incrível nas cristas das dunas. Um dia inesquecível! 

Pernoite: em casas de nativos (rede) 
Alimentação: lanche, almoço, café da noite (ceia)
Distância aproximada: 10 Km
Dificuldade: Fácil


4º dia: Queimada dos Britos, Betânia 

Após um cafezinho (desjejum), ainda na madrugada, saímos para mais um dia de caminhada. Pelo caminho faremos um lanche e seguiremos aproveitando mais lagoas e mais dunas em direção ao povoado de Betânia. Nesse dia passaremos pelo coração do Parque Nacional e em suas lagoas mais isoladas. A cada dia de caminhada as lagoas parecem mais bonitas, mais azuis e maiores. Passaremos também por antigos povoados que foram encobertos pelo movimento das dunas e guardam muitas histórias em suas ruínas. Chegaremos à Betânia para o almoço na casa da Dona Terezinha, que vive às margens do rio e nos proporciona literalmente uma tarde de muita sombra e água fresca. Por ser um povoado um pouco maior (cerca de 25 famílias), a estadia em Betânia nos permite conhecer um pouco mais da vida em comunidade, a pequena escolinha e suas professoras (D. Terezinha é uma delas), tomar uma bebida gelada e apreciar nas dunas uma prévia da lua cheia que nos aguarda no dia seguinte.  

Pernoite: em casas de nativos (rede) 
Alimentação: lanche, almoço e café da noite (ceia) 
Distância aproximada: 19 Km
Dificuldade: Difícil


5º dia: Betânia, Santo Amaro 
  
Após o desjejum nos despedimos de Betânia. Ao longo do 4º dia de caminhada pelos Lençóis passaremos pelas lagoas mais famosas do Parque e também mais freqüentadas por estarem próximas à vila de Santo Amaro, nosso destino final do 5º dia de roteiro. Santo Amaro é uma charmosa vila, parcialmente pavimentada e cortada pelo Rio Alegre. Ao chegarmos a Santo Amaro tomaremos um banho na pousada e faremos um almoço tardio preparado por Dona Maria: a esposa do nosso guia local, especialista em hospitalidade. A tarde será livre para descanso ou passeio pela vila, e à noite faremos uma caminhada leve para apreciar a lua cheia. É nesse clima que nos despedimos desse encontro maravilhoso com uma das mais belas obras da natureza. 

Pernoite: em pousada (quarto compartilhado*) 
Alimentação inclusa: lanche e almoço. 
 *Consultar disponibilidade e diferença de valores de quartos privativos 

 6º dia : Santo Amaro, São Luis 

Dia de despedida! Após o café da manhã na pousada, teremos a manhã livre. Há opção de passeio a pé ou de barco* pelo rio, passeio de quadriciclo*, jardineira* ou cavalo* (*consultar disponibilidade) pelas proximidades da vila de Santo Amaro. Saímos da pousada pontualmente às 13h para São Luis, e em São Luis os deixaremos no mesmo hotel de recolhimento. (Fim dos nossos serviços)   

Pernoite: não inclusa
Alimentação inclusa: café da manhã 

Distância aproximada: 14 Km
Dificuldade: Moderada


 Incluso no roteiro: 


  • Guias especializados 
  • Seguro Viagem 
  • Transporte privado in/out - São Luis
  • Alimentação * (vide roteiro)
  • Hospedagem 4 noites em casa de nativos (redário)
  • Hospedagem 1 noite em pousada – Santo Amaro
  • Kit primeiro socorros 


Não incluso no roteiro:


  • Passagens aéreas
  • Despesas pessoais 
  • Gratificações e/ou gorjetas
  • Equipamento pessoal
  • Evacuação médica  
  • Carregadores pessoais 
  • Hotéis e refeições antes e após o término do trekking 


Observações gerais: 

- As redes estão inclusas. 
- É permitido levar barraca, porém são de responsabilidade do cliente o transporte e montagem/desmontagem da mesma respeitando os horários de saída do grupo. 
- O embarque/desembarque em São Luis será feito em apenas um hotel da cidade (consultar).
- É possível contratar carregador pessoal, desde que seja feito com antecedência.
- O roteiro poderá sofrer alterações de acordo com a dinâmica do grupo 


INVESTIMENTO: 

R$1.690,00 – à vista 

Pagamento no cartão de crédito: acréscimo de 5%. 

Formas de pagamento:  

Para finalizar sua reservar oferecemos as seguintes formas de pagamento: 

- 50% antecipado via depósito/transferência bancária (Banco do Brasil) e 50% no check-in em dinheiro (ou depósito bancário em até 2 dias úteis antes do 
trekking)
- Cartão de crédito em até 12x – com juros (Via PagSeguro) 

*É indispensável o envio do comprovante de pagamento por email indicando o nome completo do(s) participante(s) e o roteiro ao qual o pagamento se refere. Enviar para: chapadatrekking@hotmail.com 
*Após a confirmação da reserva solicite o check-list (importante!). 

Política de Cancelamento: 

Até 30 dias do início da viagem: 90% do valor total 
Entre 29 e 21 dias do início da viagem: 80% do valor total 
Entre 20 e 7 dias do início da viagem: 50% do valor total 
A menos de 7 dias do início da viagem: Sem devolução 

O não comparecimento na data, hora e local de apresentação determinados para o embarque será considerado no-show, implicando na perda total do valor pago. O passageiro que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem o direito a reembolso. 

Contato:  chapadatrekking@hotmail.com  
Facebook: Chapada Trekking - Montanhismo  
Whatsapp :71 98298-7075 (CLARO)  
Whatsapp : 71 99279-9729 (TIM)  


Nenhum comentário:

Postar um comentário